Você sabia que as águas termais têm propriedades únicas? Por isso, elas são tão procuradas não só para o lazer, o descanso e o turismo, mas também para o tratamento da saúde. Mas que propriedades são essas? Vamos explicar melhor. Todos sabemos que a água sustenta a vida. Afinal, a maior parte do nosso planeta é coberto por água. Até o nosso próprio corpo é majoritariamente composto por água. De tão importante, nenhum ser vivo sobreviveria muito tempo sem ela. Mas é claro que isso você já sabia! Talvez o que você não saiba é que um dos fatores que torna a água tão inestimável atende pelo nome de “propriedades térmicas e medicinais”. Desde tempos imemoriais, as águas termais são reconhecidas por seus inúmeros benefícios à mente, às emoções, ao físico, enfim, à saúde. Para saber mais sobre essas propriedades, fique conosco e viaje para conhecer mais curiosidades sobre as águas termais na história, no mundo atual, no Brasil de hoje e, particularmente, em Caldas Novas, o lugar onde esse manancial hídrico sem preço é tão valorizado tanto em solo nacional quanto internacionalmente.

Das entranhas da terra até o seu corpo: veja como é a viagem das águas termais até a superfície

Vinda inicialmente das chuvas, a água se alimenta de sedimentos quando desce pelas montanhas (principalmente rochosas) e se entranha na terra. Durante esse longo processo, se enriquece de minerais e dióxido de carbono e, em contato com terreno vulcânico em atividade latente, a água mineral, localizada no subsolo, recebe ainda mais nutrientes.

Devido às fortes temperaturas, a água mineral se torna isenta de bactérias e de poluição, adquirindo propriedades curativas. Pura e rica em sais minerais, iodo e CO2, as águas termais se tornam naturalmente terapêuticas, particularmente em respeito à pele e principalmente devido às suas propriedades de rejuvenescimento e hidratação.

Um dos grandes problemas que o ser humano enfrenta hoje é o consumo da água ácida, que não faz bem para o organismo e produz até doenças. Por outro lado, as águas termais têm PH neutro e alcalino e, por serem provenientes de regiões vulcânicas, são riquíssimas em sais minerais, como magnésio, manganês, sódio e zinco.

Propriedades curativas: que mais as águas termais propiciam à sua saúde?

Os benefícios são muitos e ainda são estudados. Há milhares de anos, desde a Grécia antiga, as famosas termas em banhos públicos eram prescritas para aliviar dores de doenças reumáticas, inchaços nas articulações e sequelas de queimaduras e assaduras. Todavia, as águas termais são mais indicadas para aliviar a pele de afecções. Graças ao seu efeito purificador e às propriedades antioxidantes, as águas termais são um verdadeiro antídoto natural para aquelas pessoas que têm tipos de pele específicos, como pele seca ou sensível ou com eczemas, manchas rosáceas ou psoríase.

Dotadas de propriedades anti-inflamatórias e calmantes, as águas termais auxiliam a cicatrização e a regeneração da pele depois da exposição solar intensa e quando ela passa por tratamentos como peeling, laser, depilação, limpeza cutânea e até após receber tatuagem. Assim, estimulam a renovação celular e fortalecem a defesa da pele. As águas termais ainda ajudam a diminuir as irritações cutâneas e as coceiras, propiciando maior maciez e suavidade à pele, menor visibilidade para as afecções e até mesmo o seu total desaparecimento.

Além disso, os banhos em águas termais são recomendados após cirurgias cutâneas e intervenções dermatológicas, pois diminuem o risco de infecções e irritações, sendo também ideais para hidratar a pele e até os cabelos, sem deixar de mencionar sua excelente propriedade de relaxamento para os músculos, os tendões e todo o corpo, favorecendo ainda a circulação sanguínea e controlando a pressão arterial.

Rode o Brasil e o mundo: veja até onde as águas termais podem levar você

Ao redor do planeta, diversos são os lugares que contam com estações termais. Alguns dos mais badalados e conhecidos são: Pamukkale (Turquia), Rotorua (Nova Zelândia), Beppu (Japão), Blue Lagoon (Islândia), Budapeste (Hungria), Karlovy Vary (República Tcheca), Ilha de Ischia (Itália), Grutas de Tolantongo (México) e Parque Nacional Villarrica (Chile).

No Brasil, também são muitos os destinos procurados por quem busca os muitos benefícios propiciados pelas águas termais, a exemplo de Poços de Caldas (MG), Águas Mornas (SC), Nova Prata (RS), Águas de Santa Bárbara (MG), Foz do Iguaçu (PR), Araxá (MG), Termas de Piratuba (SC), Marcelino Ramos (RS), Gravatal (SC), Mossoró (RN), Águas de São Pedro (SP), Águas de Lindóia (SP) e, claro, Caldas Novas (GO).

Caldas Novas: o eldorado das águas termais

Descoberta em 1722, encravada no coração de Goiás, na região do Rio Quente, Caldas Novas é considerada hoje uma das mais pulsantes e prósperas estâncias hidrotermais do planeta, um dos maiores motivos para que o turismo seja sua principal economia.

O complexo turístico da cidade – que, na alta temporada, atrai mais de 500 mil pessoas – conta com rede hoteleira diversa, além de clubes, chalés, pousadas, restaurantes, bares, boates e muitas outras atrações, que atraem turistas que buscam também outras opções, além das águas que surgem do solo entre 33° a 60° de rescaldo.

Grupo diRoma: o gigante hoteleiro do Centro-Oeste e do País

Exatamente 250 anos depois da descoberta da região, em 1972, Magda Mofatto Hon comprou uma casa situada na praça central na cidade e resolveu torná-la o maior complexo hoteleiro hidrotermal do Centro-Oeste e um dos maiores do País, fundando e tornando-se presidente do Grupo diRoma.

Sempre em busca da excelência na arte da hotelaria, o Grupo diRoma ainda conta com outras marcas que são referências em diversas outras áreas, a exemplo dos segmentos de viagens, construção, mineração e mercado imobiliário.

Novos tempos e novos desafios esperam o Grupo diRoma, que se compromete a tornar ainda mais diverso seu complexo de serviços, à procura de ampliar sua área de atuação no eldorado brasileiro das águas termais, sempre no sentido de servir o que há de melhor para quem vem em busca de seus encantos.

Se você quiser saber mais notícias sobre o paraíso das águas quentes, inscreva-se para receber nossa newsletter.